Segurança de Barragens

 

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Plano de Segurança de Barragens | PSB
A Lei Nº 12.334, de 20/09/2010, estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos. Esta Lei se aplica às barragens que apresentam pelo menos uma das seguintes características:

  • Altura do maciço maior ou igual a 15 metros
  • Capacidade total do reservatório maior ou igual a 3 hm³
  • Categoria de dano potencial associado médio ou alto.

A Resolução Normativa Nº 696/2015, da ANEEL, estabelece critérios para classificação, formulação do Plano de Segurança e realização da Revisão Periódica de Segurança em barragens fiscalizadas pela ANEEL.

Os PSBs elaborados pela Flow Engenharia são documentos que contemplam o atendimento integral aos requisitos dos mais diversos órgãos reguladores, sejam eles a nível nacional (ANA/ANEEL), estadual (Órgãos Estaduais de Recursos Hídricos / Meio Ambiente), ou municipal (Defesa Civil).

O PSB é elaborado de acordo com:

  • Manual de Segurança e Inspeção de Barragens, do MME;
  • Lei Nº 12.334/2010, que determina no seu Art. 8º a itemização mínima do Plano;
  • Resolução Normativa Nº 696/2015, da ANEEL;
  • Preceitos estabelecidos nas diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica, sobretudo a Nota Técnica Nº 77/2013 – SFG/ANEEL.

Ressalta-se que no ano de 2016 foi publicado pela ANA o Manual do Empreendedor Sobre Segurança de Barragens. Este Manual se refere ao material mais recente e completo e aborda detalhadamente cada um dos itens necessários para a elaboração do Plano de Segurança da Barragem. Embora as usinas hidrelétricas sejam fiscalizada pela ANEEL, e não pela ANA, o citado Manual poderá ser utilizado como ferramenta orientativa para a elaboração do respectivo Plano de Segurança.

Simulações de Rompimento de Barragens

São desenvolvidas análises de ruptura de barragens (“dam break analysis”) e demais estudos hidráulicos pertinentes a serem realizados nas áreas de inundação. Os resultados das simulações servem de subsídio para:

  • Confirmação da classificação de risco da barragem;
  • Definição das áreas potencialmente inundáveis;
  • Determinação do tempo de trânsito e altura da onda em cada uma das áreas potencialmente afetadas;
  • Planejamento do cadastro dos atingidos a ser realizado em campo na Zona de Autossalvamento (ZAS) e utilizando critérios estabelecidos pela autoridade local de defesa civil;
  • Definição de procedimentos de evacuação de áreas;
  • Definição das Zonas de Autossalvamento e Rotas de Fuga;
  • Planejamento das atividades de treinamento externo.

Existem diversos cenários que podem ser simulados, entre eles:

  • “overtopping”: rompimento por galgamento associado à vazão máxima de dimensionamento do vertedouro
  • “sunny day”: rompimento associado à vazão máxima turbinável;
  • “rainy day”: rompimento associado à uma vazão de baixa frequência (TR 100 anos por exemplo);
  • Cenários que não consideram o rompimento da barragem, mas apenas a operação em diferentes condições de vazão, como por exemplo, vazões para diferentes TRs e a vazão de projeto.

Podem ser considerados, adicionalmente, os efeitos de eventuais ondas de rupturas em cascata, considerando os estudos de rompimento das barragens de montante, caso estes sejam disponibilizados, ou os efeitos do rompimento da barragem em questão nas barragens de jusante.

Os resultados a serem gerados para cada cenário simulado são:

  • Cotas máximas atingidas e respectivo tempo de ocorrência às margens do rio à jusante;
  • Identificação de comunidades, áreas protegidas por lei e infraestruturas existentes nas áreas potencialmente inundáveis;
  • Tempos de chegada da onda de cheia nas principais comunidades, áreas de preservação e infraestruturas existentes às margens do rio à jusante;
  • Profundidades e velocidades alcançadas pela onda de inundação nos vários trechos;
  • Duração da inundação nos vários trechos identificados;
  • Principais acessos que poderão ser utilizados como rota de fuga;
  • Identificação das Zonas de Autossalvamento em conformidade com a nota técnica nº 55/2013-SFG/ANEEL.

A partir destes resultados, são fornecidos os seguintes produtos:

  • Memorial de cálculo e relatório técnico detalhando todas as atividades realizadas bem como as metodologias adotadas e as respectivas justificativas;
  • Cálculo e definição da Zona de Autossalvamento;
  • Mapas de inundação com curvas de nível de metro em metro em escala suficiente para identificação das principais estruturas, para cada um dos cenários a serem simulados, identificando a Zona de Autossalvamento;
  • Mapas de inundação plotados sobre imagem de satélite em escala suficiente para identificação das principais estruturas atingidas, para cada um dos cenários a serem simulados, e a Zona de Autossalvamento;
  • Mapas em detalhe das comunidades e infraestruturas potencialmente atingidas;
  • Para todas as áreas relevantes serão apresentadas tabelas detalhando as seguintes informações para os todos os cenários a serem simulados: o Velocidade de propagação da onda por trecho; o Profundidade da onda de cheia e cota de inundação; o Vazão de cheia; o Tempo de chegada da onda de cheia; o Duração da inundação.
  • Perfis transversais do rio nas principais áreas relevantes indicando as alturas das ondas de cheias para todos os cenários simulados;
  • Perfis longitudinais do rio para as ondas de cheia para todos os cenários simulados. As simulações são realizadas com o software HEC-RAS (Hydrologic Engineering Center River Analysis System).
Inspeção Civil Periódica

Inspeção de Segurança das Estruturas Civis
A inspeção de segurança das estruturas civis é realizada através de observações e verificações visuais e objetiva o conhecimento das condições físicas, geométricas e operacionais atuais de cada estrutura componente da Usina, bem como da eventual necessidade de adequação às condições estabelecidas pelo Projeto Executivo Como Construído (As Built) ou Básico Consolidado.

Laudo de Estabilidade

Laudo de Estabilidade Estrutura
As estruturas são verificadas para as condições limites “de projeto” para as situações de cisalhamento, flutuação e tombamento segundo os critérios determinados por regulamentações nacionais e internacionais. Uma vez verificadas, um Laudo de Estabilidade Estrutural é emitido, atestando para segurança estrutural nas condições limites.

Matriz de Risco

Formulário de Segurança de Barragem (FSB)
Também chamado de Matriz para Classificação das Barragens e Informações Gerais, conforme definido pela Resolução Normativa Nº 696/2015 da ANEEL e/ou análise e eventual proposição de correções do Formulário já preenchido e enviado à ANEEL.

Análise de Dados de Instrumentação
Cursos de Treinamento para Operadores e Defesa Civil

Trabalhando para a sua Segurança

Os estudos, os planos e os procedimentos necessários para a elaboração do PSB – Plano de Segurança da Barragem.

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